Utilizando as aplicações do RemoteApp

Depois de publicar as aplicações é preciso oferecê-las aos usuários da forma mais simples possível, diminuindo a complexibilidade e provendo uma aceitação positiva e sem problemas.

Um dos benefícios do RemoteApp começa na parte da instalação. Levando em consideração que os programas já estão instalados e configurados no servidor, só é preciso apresentá-los nas estações de trabalho. No procedimento abaixo serão abordados os dois métodos mais fáceis e eficazes para usar o RemoteApp.

O primeiro método é a criação de um pacote com as configurações de acesso predefinidas. Este pacote terá a extensão msi e poderá ser instalado através de políticas de grupos (GPO), System Center Operation Manager ou outro distribuidor de softwares.

Como o software já está instalado no servidor, o pacote criado instalará somente os ícones, além de criar associações com as extensões dos arquivos. Por exemplo, na instalação do Microsoft Office, os ícones serão criados e quando o usuário usar algum arquivo com a extensão .doc, a conexão com o Microsoft Word será iniciada automaticamente.

Para a criação do pacote, abra o RemoteApp Manager em Start>Administrative Tools>Remote Desktop Services. Na lista dos aplicativos publicados escolha o software e clique no lado inferior direito em Create a Windows Installer Package, como é exibido na figura 1.

RAppPackage01

Figura 1 – Wizard para criação do arquivo msi

Na página inicial do assistente clique em Next e especifique o caminho onde o arquivo será criado. É aconselhável disponibilizá-los através de uma pasta compartilhada para facilitar a instalação, mas o pacote também poderá ser instalado através de um Pen Drive, por exemplo.

É possível também escolher o servidor, a porta de conexão, configurações do RD Gateway e certificados.

RAppPackage02

Figura 2 – Caminho do pacote

Na próxima tela é possível especificar o local da criação dos atalhos para os softwares. Em Start menu folder é interessante usar uma nomenclatura padrão para todos os pacotes criando menos pastas, facilitando assim a procura e o acesso pelos usuários.

A opção Associate client extensions for this program with RemoteApp program fará a associação automática das extensões, criando a conexão assim que uma extensão relacionada ao software for solicitada.

RAppPackage03

Figura 3 – Atalhos e extensões

Ao clicar em Next e Finish o arquivo com o nome <nomedosoftwarepublicado>.msi será criado na pasta especificada.

O próximo passo será a instalação nas máquinas dos clientes. Para isso, acesse a pasta compartilhada contendo o arquivo e comece a instalação. Não existe nenhuma opção avançada. Simplesmente clique em Next e Finish.

A figura 4 mostra o arquivo na janela à direita e os dois ícones criados durante a instalação no menu iniciar e na área de trabalho.

Como dito anteriormente, esse tipo de instalação é facilmente feita através de GPOs ou do SCCM, sem nenhuma interação por parte do departamento de TI.

RAppPackage04

Figura 4 – Instalação do pacote msi e ícones criados

Existe também outra forma de disponibilizar as aplicações para o usuário usando o RemoteApp Connections. Ele cria os ícones no menu iniciar na pasta RemoteApp and Desktop Connections. Para usá-lo, digite no menu iniciar em Search “Remote”. Clique em RemoteApp and Desktop Connections na lista exibida, conforme figura 5.

RAppPackage05

Figura 5 – RemoteApp Connections

Na janela do RemoteApp and Desktop Connections, clique na opção do lado esquerdo Set up a new connection with RemoteApp and Desktop Connections.

Espeficique o caminho https://<ServidorRemoteApp>/RDWeb/Feed/WebFeed.aspx. Na figura 6 é possível ver o exemplo usado. Clique em Next e Finish.

RAppPackage06

Figura 6 – Caminho da conexão

RAppPackage07

Figura 7 – Programas disponíveis

A figura 8 mostra um outro exemplo com a lista de programas disponíveis depois do processo acima. Ao clicar em qualquer um dos ícones a conexão com o servidor é criada e o software é apresentado para o usuário.

RAppPackage08

Figura 8 – Atalho no menu iniciar

Ainda teremos mais um artigo sobre o acesso web. Até a próxima e obrigado pela leitura.

Leandro Carvalho
MCSA+S+M | MCSE+S | MCTS | MCITP | MCBMSS | MCT | MVP Virtual Machine
MSVirtualization | WordPress | Winsec.org | ITCentral | LinhadeCodigo

About leandroesc
Leandro Carvalho works as product specialist with Microsoft solutions such as Windows Server, Hyper-V, App-V, VDI, Security, System Center, Exchange, Lync Server, Sharepoint, Project Server and client systems, in addition to helping the community constantly with articles, forums, videos and lectures about his passion: Microsoft Virtualization. He obtained the certifications Certified Ethical Hacker/MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCT and MVP. In 2009 he won the MCT Awards Latin America Trainer of the year and since 2009 the Microsoft MVP as a Virtualization Specialist.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: