Publicando aplicações no RemoteApp Server

Basicamente o RemoteApp Server é o servidor que fornece todas as aplicações para os usuários através do protocolo Remote Desktop Protocol (RDP). A usabilidade é parecida com uma conexão da área de trabalho normal porém, ao invés da área de trabalho o usuário terá a conexão somente com o aplicativo, provendo uma rica experiência, como se o mesmo estivesse instalado localmente na máquina.

Para que os usuários possam ter o acesso aos aplicativos remotos é preciso publicá-los no RemoteApp Server, conforme procedimento a seguir.

Para que os usuários possam ter o acesso aos aplicativos remotos é preciso publicá-los no RemoteApp Server, conforme procedimento a seguir.

O primeiro passo é a instalação de todos aplicativos que serão disponibilizados no próprio RemoteApp Server. É interessante verificar com o fornecedor se o aplicativo tem suporte ao Windows Server 2008 para eventuais problemas de compatibilidade.

Depois disto, clique em Start>Administrative Tools>Remote Desktop Services e abra o RemoteApp Manager.

No lado direito da tela clique em Add RemoteApp Programs, conforme mostra figura 1.

Rapp01

Figura 1 – Adicionando um aplicativo ao RemoteApp Server

Logo em seguida será exibido um assistente do RemoteApp. Clique em next.

Na próxima tela é possível ver a lista de todos aplicativos disponíveis para serem adicionados. Alguns deles são nativos do Windows e os restantes são os que foram instalados no servidor.

Escolha os programas que serão adicionados e clique em Next. No exemplo da figura 2 foram adicionados o WordPad e o Notepad.

Caso o software não for exibido na lista, clique em Browse e indique o caminho do executável.

Rapp02

Figura 2 – Programas disponíveis do RemoteApp

Depois disto clique em Next e em Finish para confirmar a adição.

Em RemoteApp Manager será exibida uma lista dos aplicativos que foram adicionados. Por padrão todos usuários que tem acesso ao RemoteApp Server podem usá-los.

Caso seja preciso restringir o acesso a somente um grupo de usuários, clique com o botão direito do aplicativo e depois em propriedades.

Clique na guia User Assignment e adicione os grupos desejados. Depois deste procedimento, somente os grupos e/ou usuários desta lista terão acesso ao software.

Rapp03

Figura 3 – Usuários com acesso ao software

Os usuários agora já podem acessar os programas através da conexão RDP. Para demostração na figura 4 e 5 foi usado o Remote Desktop Web Portal para acesso aos aplicativos. O usuário usado faz parte do grupo de acesso adicionado no passo anterior.

Rapp04

Figura 4 – Remote Desktop Web Portal

Rapp05

Figura 5 – Aplicativos do RemoteApp

Esta não é a única forma de usar as aplicações. Também é possível criar um arquivo MSI para instalar um ícone na área de trabalho e no menu iniciar contendo as configurações de acesso ou criando uma conexão de acesso do RemoteApp.

Leandro Carvalho
MCSA+S+M | MCSE+S | MCTS | MCITP | MCBMSS | MCT | MVP Virtual Machine
MSVirtualization | WordPress | Winsec.org | ITCentral | LinhadeCodigo

About leandroesc
Leandro Carvalho works as product specialist with Microsoft solutions such as Windows Server, Hyper-V, App-V, VDI, Security, System Center, Exchange, Lync Server, Sharepoint, Project Server and client systems, in addition to helping the community constantly with articles, forums, videos and lectures about his passion: Microsoft Virtualization. He obtained the certifications Certified Ethical Hacker/MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCT and MVP. In 2009 he won the MCT Awards Latin America Trainer of the year and since 2009 the Microsoft MVP as a Virtualization Specialist.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: