Usando o Server Virtualization Validation Program para validar seu ambiente virtual

Durante a fase de planejamento de um ambiente virtual é muito comum levantarmos as possibilidades existentes para alguma solução específica como, por exemplo, a versão do Exchange server que pode ser executado no Hyper-V, ou até mesmo se é possível usar uma outra solução de virtualização neste caso. Essas informações são muito importantes para um produto ou servidor virtualizado, levando em consideração o suporte do ambiente pela Microsoft. As vezes é possível instalar um servidor específico em uma solução virtual, mas nem sempre existe o suporte de tal cenário.

Foi pensando nisso que o time de virtualização da Microsoft criou o Support Policy Wizard, fornecido pelo portal do Server Virtualization Validation Program (SVVP) onde é possível especificar a configuração desejada de um produto Microsoft sendo executado em ambiente virtual e ter a comprovação do suporte e/ou de alguma observação exigida.

Usando o Support Policy Wizard

Para utilizar o Support Policy Wizard, acesse o site do SVVP com a seguinte URL: http://www.windowsservercatalog.com/svvp.aspx?svvppage=svvp.htm

Na página inicial, no canto superior esquerdo existe a opção Support Policy Wizard, conforme figura 1.

SPW1

Figura 1 – Acessando o Support Policy Wizard

O processo é simples composto por apenas 3 etapas. Na primeira é preciso escolher o produto e a versão que será usado no ambiente virtualizado.

A lista contém todos os produtos da Microsoft e suas respectivas versões.

Após escolher dentre as opções disponíveis, clique em Next.

SPW2

Figura 2 – Produto e Versão

No passo 2 é preciso definir a solução de virtualização, o sistema operacional do Host e o sistema operacional da máquina virtual.

As duas últimas opções fornecem somente sistemas Microsoft, porém o interessante é que este Wizard não é somente para soluções de virtualização Microsoft, mas também para as soluções da lista a seguir.

· Cisco WAAS Virtual Blades

· Novell SUSE Linux Ent Server

· Hitachi Virtualization Manager

· Red Hat Enterprise Linux

· Red Hat Virtualization Hypervisor

· Riverbed Steelhead Applicance

· Stratus Avance

· VMWare ESX, ESXi e Vsphere

· Citrix XenServer

Depois de escolher as opções desejadas, clique em Next, conforme é exibido na figura 3.

SPW3

Figura 3 – Tecnologia de virtualização

Na próxima tela é exibido o resultado se o ambiente é suportado ou não com base nas escolhas feitas.

Além do resultado é possível ver os links relacionados aos produtos selecionados e algumas observações. No exemplo usado existe algumas informações adicionais sobre o Exchange 2010. A role de Unified Messaging e o uso de discos virtuais dinâmicos não são suportados para esse cenário.

SPW4

Figura 4 – Resultado e observações

Por ser um resultado oficial é possível usá-los para comprovação durante o processo de planejamento de qualquer produto Microsoft sendo usado em ambientes virtuais.

Leandro Carvalho
MCSA+S+M | MCSE+S | MCTS | MCITP | MCBMSS | MCT | MVP Virtual Machine
MSVirtualization | WordPress | Winsec.org | ITCentral | LinhadeCodigo

About leandroesc
Leandro Carvalho works as product specialist with Microsoft solutions such as Windows Server, Hyper-V, App-V, VDI, Security, System Center, Exchange, Lync Server, Sharepoint, Project Server and client systems, in addition to helping the community constantly with articles, forums, videos and lectures about his passion: Microsoft Virtualization. He obtained the certifications Certified Ethical Hacker/MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCT and MVP. In 2009 he won the MCT Awards Latin America Trainer of the year and since 2009 the Microsoft MVP as a Virtualization Specialist.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: