Conhecendo o MED-V 2.0

Imagine que você precise migrar todo seu parque de estações de trabalho em um período curto de tempo, sendo impossível adaptar todas suas aplicações existentes ao novo sistema operacional. Este é o dilema de muitos administradores de rede atualmente. O Windows 7 por padrão e o Application Compatibility Toolkit 5.6 ajudam na compatibilidade de aplicações que rodam somente no Windows XP, mas mesmo assim às vezes é impossível executar certos programas no Windows Vista ou 7.

Cerca de 99% dos programas disponíveis no mercado são homologados e criados para executar no Windows XP, isto é fato. O problema é quando eles não dão oportunidade para que os mesmos sejam usados nos novos sistemas operacionais. O projeto para essa adaptação pode levar ao desenvolvimento de um novo software ou outros recursos que são muito difíceis, caros e que demoram para serem feitos

Para ajudar nesses dilemas a Microsoft disponibiliza o MED-V, uma solução de virtualização de desktop justamente para rodar esses aplicativos do Windows XP através de uma máquina virtual do Windows Virtual PC.

A história do Microsoft Enterprise Desktop Virtualization (MED-V) começou com a compra da empresa Kidaro em 2008. Na época ela já era conhecida por fornecer soluções de virtualização de aplicações e era usada justamente nesses ambientes de compatibilidade.

O MED-V é uma das 6 soluções disponíveis no pacote Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP) para clientes que usam o tipo de licença de Software Assurance e com ele você pode melhorar os recursos de instalação, gerenciamento e usabilidade de uma imagem de máquina virtual (VM) para os usuários da sua empresa.

Usando o MED-V Workplaces você consegue criar uma VM com os aplicativos descritos acima com várias configurações que ajudam na experiencia dos usuários, tornando bem simples a usabilidade delas.

Para entender melhor como funciona o MED-V, na figura 1 é possível entender um pouco da estrutura de uma aplicação virtualizada pelo Windows Virtual PC.

image

Figura 1 – Estrutura do Windows Virtual PC

Usando o Windows Virtual PC e uma imagem de máquina virtual do Windows XP, o MED-V habilita várias funcionalidades que são impossíveis usando somente as ferramentas padrões do Windows, como por exemplo:

· Criação de pacotes de instalação das máquinas virtuais.

· Redirecionamento de paginas web que requerem o Internet Explorer 6 para a VM.

· Automatização da configuração de primeiro uso da VM.

· Ajustamento da memoria da VM de acordo com a disponível no Host.

· Imagens virtuais podem ser instaladas de acordo com usuários e grupos do AD.

· Autenticação dos usuários antes de acessar o Virtual PC.

· Controle centralizado das configurações do Windows Virtual PC.

· Automatizar a criacão de máquinas virtuais e configurações de Sysprep dos usuários finais.

· Integração com Powershell para automatização, configuração e testes.

A versão 2.0 oferece alguns recursos novos, como:

· MED-V Workplace – Não é mais necessário um servidor somente para o MED-V. Com o MED-V Workplaces você pode criar um pacote com todas as configurações da máquina virtual para os usuários e instalá-los manualmente, com Active Directory ou usando o System Center Configuration Manager 2007 R2.

· SSO usando o MED-V Workplaces – Os usuários podem salvar suas senhas nas máquinas virtuais do MED-V, tendo assim o single-sign-on.

· Automatic Application Publishing – Todas aplicações que são instaladas no MED-V são automaticamente exibidas aos usuários no menu iniciar, inclusive aplicacões baseadas no APP-V, fornecendo uma interface amigável.

· Redirecionamento dos Meus Documentos e Desktop. Agora é possível a integração da máquina física e virtual caso a aplicação precise salvar ou acessar alguma dessas opções da máquina física e vice versa.

· Suporte a dispositivos USB – Smartcards, discos removíveis e outras séries de dispositivos removíveis são suportados através do compartilhamento USB.

· Novas opções de redirecionamento de páginas Web – Para aplicações ou páginas da web que só podem ser exibidas no Internet Explorer 6 ou 7.

· Hibernação automática durante o desligamento da máquina física – A máquina virtual do MED-V é automaticamente hibernada quando o usuário faz logoff ou desliga a máquina física.

Para mais informações sobre o MED-V, acesse o blog do time do MED-V ou o site do MDOP nos links abaixo:

Blog do MED-V:

http://blogs.technet.com/b/medv/

Site do time do MDOP:

http://www.microsoft.com/windows/enterprise/products/mdop/med-v.aspx

MDOP Techcenter:

http://technet.microsoft.com/en-us/windows/bb899442.aspx

Leandro Carvalho
MCSA+S+M | MCSE+S | MCTS | MCITP | MCBMSS | MCT | MVP Virtual Machine
WordPress | Winsec.org | ITCentral | LinhadeCodigo

About leandroesc
Leandro Carvalho works as product specialist with Microsoft solutions such as Windows Server, Hyper-V, App-V, VDI, Security, System Center, Exchange, Lync Server, Sharepoint, Project Server and client systems, in addition to helping the community constantly with articles, forums, videos and lectures about his passion: Microsoft Virtualization. He obtained the certifications Certified Ethical Hacker/MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCT and MVP. In 2009 he won the MCT Awards Latin America Trainer of the year and since 2009 the Microsoft MVP as a Virtualization Specialist.

One Response to Conhecendo o MED-V 2.0

  1. Pingback: Série de artigos do MED-V 2.0 « ıllııll Leandro Carvalho ılllıılı – MVP Virtual Machine

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: