Usando o Hot Add de VHDs no Hyper-V R2

 

Tecnologias

Windows Server 2008 R2 Standard

Windows Server 2008 R2 Enterprise

Windows Server 2008 R2 Datacenter

Hyper-V Server 2008 R2

Sumário

Este artigo abordará a nova opção do Windows Server 2008 R2 de adicionar um HD virtual (VHD) com a máquina em produção.

Conteúdo

Introdução

Procedimento

Conclusão

Introdução

Com o aumento da utilização de ambientes virtuais surge a necessidade de adicionarmos VHDs (extensão do arquivo de HD virtual usado pelas máquinas virtuais) em um dos servidores virtuais, mesmo procedimento chamado de Hot swap nos ambientes físicos. Com o Hyper-V do Windows Server 2008 R2 é possível fazer esta operação sem precisarmos de um Hardware específico. Isto às vezes não é um problema, mas até então era necessário o desligamento da máquina virtual (VM) para fazermos esta adição. Vocês verão como o Hyper-V R2 ajuda a colocarmos mais HDs com as VMs em produção, sem impactar seu ambiente, assim como é feito no ambiente físico.

Procedimento

Abra o Hyper-V Manager em Start>Administrative Tools>Hyper-V Manager. Clique em Ok na mensagem do User Account Control para elevar suas credenciais como administrador.

Clique na máquina virtual que você deseja adicionar o disco virtual e logo após clique em Settings no lado direito da tela, conforme figura 1.

hotadd01

Figura 1 – Configurações da máquina virtual

Depois clique em SCSI Controller, escolha a opção Hard Drive e clique em Add.

hotadd02

Figura 2 – Adicionando uma Storage SCSI

Vale ressaltar que não é possível adicionarmos uma Storage IDE, somente SCSI e Pass-Through Disks.

Escolha o caminho do arquivo vhd ou o disco físico que você deseja adicionar. O HD físico, chamado Pass-Through Disk, deve estar offline na máquina física. No exemplo abaixo foi usado um vhd dinâmico com 20 GB de tamanho.

hotadd03

Figura 3 – Caminho do VHD

Depois de ter clicado em Ok, abra o gerenciamento de discos de sua máquina virtual e já será possível visualizar o novo disco disponível.

hotadd04

Figura 4 – Disco na máquina virtual

O disco já é exibido como Online e agora você já pode criar novas partições e volumes. Em caso de discos físicos é possível até criar RAIDs para tolerancia a falhas.

Para removê-lo é só abrir as configurações da máquina virtual, clicar em SCSI Settings e em remove.


Conclusão

Este artigo mostrou, de uma forma simples, como adicionar novos discos sem impactar seu servidor. Este é um dos benefícios que ganhamos quando usamos a virtualização com o Hyper-V do Windows Server 2008 R2.

About leandroesc
Leandro Carvalho works as product specialist with Microsoft solutions such as Windows Server, Hyper-V, App-V, VDI, Security, System Center, Exchange, Lync Server, Sharepoint, Project Server and client systems, in addition to helping the community constantly with articles, forums, videos and lectures about his passion: Microsoft Virtualization. He obtained the certifications Certified Ethical Hacker/MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCT and MVP. In 2009 he won the MCT Awards Latin America Trainer of the year and since 2009 the Microsoft MVP as a Virtualization Specialist.

One Response to Usando o Hot Add de VHDs no Hyper-V R2

  1. vanessa says:

    show

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: