Conhecendo o Active Directory Administrative Center do Windows Server 2008 R2

Aplica-se

  • Windows Server 2008 R2 Standard
  • Windows Server 2008 R2 Enterprise
  • Windows Server 2008 R2 Datacenter

Visão Geral

Conhecendo o Active Directory Administrative Center do Windows Server 2008 R2.

Conceito

É normal na correria do dia a dia gerenciarmos objetos como usuários, computadores, grupos, etc. No Windows Server 2008 R2 existe uma ferramenta que nos auxiliará nesta administração de uma maneira simples e eficaz: o Active Directory Administrative Center.

Com ele é possível criarmos e gerenciarmos grupos, computadores, usuários, unidades organizacionais e objetos InetOrgPerson, além de fazer buscas avançadas e tarefas administrativas de uma maneira muito mais amigável e simples do que o Active Directory Users and Computers

Neste artigo vocês verão como o Active Directory Administrative Center ou ADAC pode ser usado para gerenciar, organizar e localizar os objetos dos seus domínios.

Procedimento

Faça logon em um controlador de domínio Windows Server 2008 R2 e clique em Start>Administrative Tools>Active Directory Administrative Center.

image

Figura 1 – Ferramenta Active Directory Administrative Center

 

Ela também pode ser aberta pelo Executar com o comando dsac, conforme figura 2:

image

Figura 2 – Abrindo o dsac

 

Depois de abrir o ADAC, do lado esquerdo temos a guia Overview, Domínio e o Global Search.

Na opção Overview existem algumas ferramentas chamadas Contents. Elas podem ser adicionadas ou removidas pelo Add Contents para customizar o ADAC de acordo com suas necessidades:

image

Figura 3 – Adicionando Contents

 

Um dos contents mais utilizados seria o Reset Password, onde é possível trocar a senha do usuário de uma maneira rápida e precisa, além dos atributos trocar a senha no próximo logon e desbloquear conta, duas check box abaixo do usuário e senha:

image

Figura 4 – Trocando a senha de um usuário

 

Na segunda guia (que é exibida com o nome netbios do domínio) é possível gerenciarmos os objetos e os seus domínios. Podemos fazer simples ações como criação de um usuário até configurações mais avançadas como aumentar o nível funcional da floresta, por exemplo.

image

Figura 5 – Opções de gerenciamento do domínio

 

Na guia Global Search podemos fazer consultas com simples critérios e a partir do resultado gerenciarmos os objetos. No exemplo abaixo é feita uma pesquisa usando o critério de contas bloqueadas e pelo nome que comece com a letra “J”.

image

Figura 6 – Critérios de busca adicionados

 

image

Figura 7 – Usuários com a conta bloqueada que comecem com a letra J

 

Pelo resultado é possível gerenciar os objetos nas opções do lado direito com tarefas como desbloquear, mover, propriedades e algumas outras.

image

Figura 8 – Tarefas administrativas do objeto usuário

 

As consultas podem ser convertidas para o formato LDAP para serem usadas para outras finalidades também, sem a necessidade de programação avançada.

image

Figura 9 – Consulta convertida para LDAP

 

Neste outro exemplo da figura 10 é possível modificarmos os critérios de pesquisa ou simplesmente adicionar mais critérios. Lembrando que os objetos só serão exibidos caso todos os critérios sejam verdadeiros.

image

Figura 10 – Modificando os critérios de pesquisa

 

Pelo resultado da pesquisa, com um duplo clique no objeto selecionado você poderá configurar os atributos por um método de visualização mais robusto e organizado do que o convencional.

image

Figura 11 – Atributos do usuário

 

Além das três guias padrões existe a opção Add Navigation Nodes onde é possível criarmos mais guias de visualização, por exemplo, de uma OU específica conforme figura 12:

clip_image002

Figura 12 – Guia customizada

Estes são alguns exemplos que mostram esta ótima ferramenta que fornece mais opções que o Active Directory User and Computers para gerenciamento de objetos, essencial para a administração diária de recursos de uma forma simples e amigável.

Conclusão

Neste artigo foram abortadas as principais funcionalidades do Active Directory Administrative Center.

Leandro Carvalho

About leandroesc
Leandro Carvalho works as product specialist with Microsoft solutions such as Windows Server, Hyper-V, App-V, VDI, Security, System Center, Exchange, Lync Server, Sharepoint, Project Server and client systems, in addition to helping the community constantly with articles, forums, videos and lectures about his passion: Microsoft Virtualization. He obtained the certifications Certified Ethical Hacker/MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCT and MVP. In 2009 he won the MCT Awards Latin America Trainer of the year and since 2009 the Microsoft MVP as a Virtualization Specialist.

One Response to Conhecendo o Active Directory Administrative Center do Windows Server 2008 R2

  1. Alison Luiz Martins Schveitzer says:

    Fala Leandro. Parabéns pelo post, muito bom mesmo. Vai ajudar bastante na administração do AD aqui na empresa.

    Abraços,

    !!! Alison !!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: